terça-feira, 9 de março de 2010

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO PRIMEIRO

AS CAUSAS PRIMEIRAS

CAPÍTULO IV

PRINCÍPIO VITAL

INTELIGÊNCIA E INSTINTO


Vigésima Segunda Parte

71 – A INTELIGÊNCIA É UM ATRIBUTO DO PRINCÍPIO VITAL?

- Não, pois as plantas vivem e não pensam; tem apenas vida orgânica. A inteligência e a matéria são independentes, pois um corpo pode viver sem inteligência; mas a inteligência não pode se manifestar senão por meio de órgãos materiais; é necessária a união com o espírito para intelectualizar a matéria animalizada.

(A inteligência é uma faculdade especial, própria de certas classes de seres orgânicos e que lhes dá, com o pensamento, a vontade de agir, a consciência de sua existência e de sua individualidade, assim como os meios de estabelecer o intercâmbio com o mundo exterior e de prover às suas necessidades.)

(Podem distinguir-se assim: 1º - os seres inanimados, constituídos de matéria, sem vitalidade e inteligência, que são os corpos brutos; 2º - os seres animados não pensantes, formados de matéria e dotados de vitalidade, mas desprovidos de inteligência; 3º - os seres animados pensantes, formados de matéria, dotados de vitalidade e tendo a mais um princípio inteligente que lhes dá a faculdade de pensar.)

72 – QUAL A FONTE DA INTELIGÊNCIA?

- Já o dissemos: a inteligência universal.

- Poder-se-ia dizer que cada ser toma uma porção de inteligência da fonte universal e a assimila, como toma o princípio da vida material?

- Isto não é mais que uma comparação e que não é exata, porque a inteligência e uma faculdade própria de cada ser, e constitui sua individualidade moral. De resto, como sabeis, há coisas que não é dado ao homem penetrar e esta é desse número, no momento.

(CONTINUA AMANHÃ)

Nenhum comentário: