domingo, 7 de março de 2010

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO PRIMEIRO

AS CAUSAS PRIMEIRAS

CAPÍTULO IV

PRINCÍPIO VITAL

SERES ORGÂNICOS E INORGÂNICOS

Vigésima Parte


64 – VIMOS QUE O ESPÍRITO E A MATÉRIA SÃO DOIS ELEMENTOS CONSTITUITIVOS DO UNIVERSO; O PRICÍPIO VITAL FORMA UM TERCEIRO?

- Sem dúvida, é um dos elementos necessários à constituição do Universo, mas ele tem sua fonte na matéria universal modificada; é, para vós, um elemento como o oxigênio e o hidrogênio que, todavia, não são elementos primitivos, visto que tudo parte de um mesmo princípio.

- Parece resultar daí que a vitalidade não tem seu princípio num agente primitivo distinto, mas, numa propriedade especial da matéria universal, em razão de certas modificações?

- É a conseqüência do que dissemos.

65 – O PRINCÍPIO VITAL RESIDE EM ALGUNS DOS CORPOS QUE CONHECEMOS?

- Ele tem sua fonte no fluido universal; é o que chamais de fluido magnético ou fluido animalizado. É o intermediário, o ele entre o espírito e a matéria.

66 – O PRINCIPIO VITAL É O MESMO PARA TODOS OS SERES?

- Sim, modificado segundo as espécies. É ele que lhes dá o movimento e atividade, e os distingue da matéria inerte, pois o movimento da matéria não é vida. Ela recebe esse movimento, não o dá.

67 – A VITALIDADE É UM ATRIBUTO PERMANENTE DO AGENTE VITAL OU SE DESENVOLVE APENAS EM RAZÃO DO FUNCIONAMENTO DOS ORGÃOS?

- Não se desenvolve senão com o corpo. Não dissemos que esse agente sem a matéria não é vida? É necessária a união dessas duas coisas para produzir a vida.

- Poder-se-á dizer que a vitalidade este em estado latente quando o agente vital não está unido ao corpo?

- Sim, é isso.

(O conjunto dos órgãos constitui uma espécie de mecanismo que recebe estímulo da atividade íntima ou princípio vital que existe neles. O princípio vital é a força motriz dos corpos orgânicos.
A mesmo tempo que o agente vital estimula os órgãos, a ação dos órgãos entretém e desenvolve a atividade do agente vital, aproximadamente como se dá com o atrito, que desenvolve o calor.)

(CONTINUA AMANHÃ)

Nenhum comentário: