quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO PRIMEIRO

AS CAUSAS PRIMEIRAS

CAPÍTULO SEGUNDO

Décima Parte

ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO

ESPAÇO UNIVERSAL


35 – O ESPAÇO UNIVERSAL É INFINITO OU LIMITADO?


- Infinito. Supõe-no limitado; que haveria além? Isto te confunde a razão, bem o sei, e, todavia, tua razão diz que não pode ser de outro modo. Ele é como o infinito em todas as coisas; não é na vossa pequenina esfera que podereis compreendê-lo.

(Supondo-se um limite ao espaço, por mais distante que o pensamento o possa conceber, a razão diz que além desse limite há alguma, e assim, passo a passo, até o infinito, porque se essa alguma coisa fosse o vazio absoluto, ainda assim seria espaço.)

36 – O VAZIO ABSOLUTO EXISTE EM ALGUMA PARTE DO ESPAÇO UNIVERSAL?

- Não, nada é vazio; o que te parece vazio está ocupado por uma matéria que escapa aos teus sentidos e instrumentos.

CAPITULO III

CRIAÇÃO

FORMAÇÃO DOS MUNDOS

O Universo compreende a infinidade dos mundos que vemos e aqueles que não vemos, todos os seres animados e inanimados, todos os astros que se movem no espaço, assim como os fluidos que o enchem.

37 – O UNIVERSO FOI CRIADO OU EXISTE DE TODA ETERNIDADE COMO DEUS?

- Sem dúvida que ele não pôde fazer-se por si mesmo, e se fosse de toda a eternidade, como DEUS, não poderia ser obra de DEUS.

(A razão nos diz que o Universo não pôde ser feito a si mesmo e que, não podendo ser obra do acaso, deve ser obra de DEUS.)

38 – COMO DEUS CRIOU O UNIVERSO?


- Por sua vontade. Nada traduz melhor essa vontade todo-poderosa que estas belas palavras do Gênese: “DEUS disse: que a luz seja: e a luz foi”.

39 – PODEREMOS CONHECER O MODO DA FORMAÇÃO DOS MUNDOS?

- Tudo o que se pode dizer, e podeis compreender, é que os mundos se formam pela condensação da matéria disseminada pelo espaço.

40 – OS COMETAS SERIAM, COMO SE PENSA ATUALAMENTE, UM COMEÇO DE CONDENSAÇÃO DA MATERIA E A DE MUNDOS EM VIA DE FORMAÇÃO?


- Isso é exato; mas o que é absurdo é crer-se em sua influência. Quero dizer, a influência que vulgarmente se lhe atribui; porque todos os corpos celestes têm sua parte de influência em certos fenômenos físicos.

41 – UM MUNDO COMPLETAMENTE FORMADO PODE DESAPARECER E A MATÉRIA QUE O COMPÕE DISSEMINAR-SE DE NOVO NO ESPAÇO?

- Sim. Deus renova os mundos como renova os seres vivos.

42 – PODEMOS CONHECER A DURAÇÃO DA FORMAÇÃO DOS MUNDOS: DA TERRA, POR EXEMPLO?

- Nada te posso dizer a respeito, porque só o CRIADOR o sabe, e bem louco seria quem pretendesse saber ou conhecer o número de séculos dessa formação.

(continua amanhã)

Nenhum comentário: