AS CAUSAS PRIMEIRAS
CAPÍTULO SEGUNDO
Oitava Parte
ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO
ESPÍRITO E MATÉRIA
28 – UMA VEZ QUE O ESPÍRITO É, ELE MESMO, ALGUMA COISA, NÃO SERIA MAIS EXATO, E MENOS SUJEITO A CONFUSÕES, DESIGNAR ESSES DOIS ELEMENTOS GERAIS PELAS PALAVRAS: MATÉRIA INERTE E MATÉRIA INTELIGENTE?
- As palavras pouco nos importam. Cabe a vós formular linguagem adequada a vos entenderdes. As controvérsias surgem, quase sempre, por não vos entenderdes sobre as palavras, visto que a vossa linguagem é incompleta para exprimir as coisas que não ferem vossos sentidos.
(Um fato patente domina todas as hipóteses: vemos matéria que não é inteligente e vemos um principio inteligente independente da matéria. A origem e a conexão dessas duas coisas nos são desconhecidas. Que elas tenham, ou não, um fonte comum, com pontos de contato necessários: que a inteligência tenha sua existência própria ou que ela seja uma propriedade, um efeito: que seja mesmo, segundo a opinião de alguns, uma emanação da Divindade, é o que ignoramos. Elas nos paecem distintas e, por isso, admitimo-las como formando os dois princípios constituintes do Universo.
Vejamos acima de tudo isso, uma inteligência que domina todas as outras e as governa, distinguindo-se por atributos essenciais. A esta inteligência suprema é que chamamos DEUS.)
PROPRIEDADES DA MATÉRIA
29 – A PONDERABILIDADE É UM ATRIBUTO DA MATÉRIA?
- Da matéria como a entendeis, sim; mas não da matéria considerada como fluido universal. A matéria etérea e sutil que forma esse fluido é imponderável para vós e nem por isso é menos o principio da vossa matéria pesada.
(A gravidade é uma propriedade relativa; fora das esferas de atração dos mundos, não há peso, do mesmo modo que não há nem acima, nem abaixo.)
(continua amanhã)
Nenhum comentário:
Postar um comentário