segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO PRIMEIRO

AS CAUSAS PRIMEIRAS

CAPÍTULO SEGUNDO

Sétima Parte

ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO

ESPÍRITO E MATÉRIA


24 – O ESPÍRTO É SINÔNIMO DE INTELIGÊNCIA?

- A inteligência é um atributo essencial do espírito. Todavia, como ambos se confundem num princípio comum, para vós é a mesma coisa.

25 – O ESPÍRITO É INDEPENDENTE DA MATÉRIA OU NÃO É MAIS QUE UMA PROPRIEDADE DESTA, COMO AS CORES SÃO PROPRIEDADES DA LUZ E O SOM UMA PROPRIEDADE DO AR?

- Ambos são distintos; mas é necessária a união do espírito e da matéria para dar inteligência à matéria.

- Esta união é igualmente necessária para a manifestação do Espírito? (entendemos, aqui, por Espírito, o princípio da inteligência, abstrações feitas das individualidades designadas sob esse nome).

- Ela é necessária para vós porque não tendes organização para perceber o espírito sem a matéria; vossos sentidos não estão aptos para isso.

26 – PODE-SE CONCEBER O ESPÍRITO SEM A MATÉRIA E A MATÉRIA SEM O ESPÍRITO?

- Pode-se, sem dúvida, pelo pensamento.


27 – HAVERIA ASSIM, DOIS ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO: A MATÉRIA E O ESPÍRITO?

- Sim, e acima de tudo DEUS, o criador, o pai de todas as coisas: essas três coisas são o princípio de tudo o que existe, a trindade universal. Mas, ao elemento material é preciso juntar o fluido universal, que desempenha papel entre o espírito e a matéria propriamente dita, muito grosseira para que o espírito possa ter uma ação sobre ela. Ainda que, sob certo ponto de vista se possa incluí-lo no elemento material, ele se distingue por propriedades especiais; se fosse matéria não haveria razão para que o espírito também não o fosse. Ele está colocado entre o espírito e a matéria; é fluido, como a matéria é matéria, suscetível, pelas inumeráveis combinações com esta e sob a ação do espírito, de produzir uma infinita variedade de coisas das quais não conheceis senão uma pequena parte. Esse fluido universal, ou primitivo, ou elementar, sendo agente que o espírito utiliza, é o princípio sem o qual a matéria estaria em perpétuo estado de divisão e jamais adquiriria as propriedades que a gravidade lhe dá.

- ESSE FLUIDO SERIA O QUE DESIGNAMOS SOB O NOME DE ELETRICIDADE?

- Dissemos que ele é suscetível de inúmeras combinações e o que chamais de fluido elétrico, fluido magnético são modificações do fluido universal, que não é, propriamente falando, senão uma matéria mais perfeita, mais sutil, e pode ser considerada como independente.

(continua amanhã)

Nenhum comentário: