AS CAUSAS PRIMEIRAS
CAPÍTULO SEGUNDO
Sexta Parte
ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO
ESPÍRITO E MATÉRIA
21 – A MATÉRIA EXISTE DESDE O PRINCÍPIO, COMO DEUS, OU FOI CRIADA POR ELE EM DETERMINADO MOMENTO?
- Só DEUS sabe. Entretanto, há uma coisa que a vossa razão deve indicar: DEUS, modelo de amor e de caridade, jamais esteve inativo. Por mais distante que se consiga imaginar o inicio da sua ação, poder-se-á compreendê-lo um segundo sequer na ociosidade?
22 – DEFINE-SE, GERALMENTE, A MATÉRIA COMO SENDO O QUE TEM EXTENSÃO, IMPRESSIONA OS NOSSOS SENTIDOS E É IMPENETRÁVEL. SÃO EXATAS ESTAS DEFINIÇÕES?
- Do vosso ponto de vista essas definições são exatas, porque não falais senão do que conheceis. Mas a matéria existe em estados que vos são desconhecidos. Pode ser, por exemplo, tão etérea e sutil que nenhuma impressão vos cause nos sentidos; entretanto, é sempre matéria, embora para vós não o seja.
- QUE DEFINIÇÃO PODEIS DAR NA MATÉRIA?
- A matéria é o laço que retém o espírito; é o instrumento de que ele se serve e, ao mesmo tempo, sobre o qual exerce a sua ação.
(Sob este ponto de vista, pode-se dizer que a matéria é o agente, o meio com o auxilio do qual e sobre o qual atua o espírito.)
23 – QUE É O ESPÍRITO?
-O princípio inteligente do Universo.
-QUAL A NATUREZA ÍNTIMA DO ESPÍRITO?
- O espírito, com a linguagem humana, não é fácil de ser analisado. Porque o espírito não é uma coisa palpável, para vós ele não é nada; mas para nós é alguma coisa. Sabei bem: o nada é coisa nenhuma, e o nada não existe.
(continua amanhã)
Nenhum comentário:
Postar um comentário