sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO PRIMEIRO

AS CAUSAS PRIMEIRAS

CAPÍTULO PRIMEIRO


Quarta Parte

DEUS

PANTEÍSMO

14 – DEUS É UM SER DISTINTO, OU SERIA, SEGUNDO A OPINIÃO DE ALGUNS, O RESULTANTE DE TODAS AS FORÇAS E DE TODAS AS INBTELIGÊNCIAS DO UNIVERSO REUNIDAS?

- Se o fora assim, DEUS não seria, porque seria o efeito e não a causa; ELE pode ser ao mesmo tempo um e outra.

DEUS existe, não o podeis duvidar, é o essencial. Crede-me, não vades além. Não vos percais num labirinto de onde não podereis sair. Isso não vos tornaria melhores, mas talvez um pouco mais orgulhosos, porque acreditaríeis saber o que na realidade nada saberíeis. Deixai, pois, de lado todos esses sistemas; tendes muitas coisas que vos tocam mais diretamente, a começar por vós mesmos. Estudai as vossas próprias imperfeições, a fim de vos desembaraçar delas, isto vos será mais útil do que querer penetrar o queé impenetrável.

15 – QUE PENSAR DA OPINIÃO SEGUNDO A QUAL TODOS OS CORPOS DA NATUREZA, TODOS OS SERES, TODOS OS GLOBOS DO UNIVERSO SERIA PARTES DA DIVINDADE E CONSTITUIRIAM, PELO SEU CONJUNTO, A PRÓPRIA DIVINDADE: OU SEJA, DA DOUTRINA PANTEÍSTA?

- O homem, não podendo se fazer DEUS, que ao menos ser uma parte dele.

16 – AQUELES QUE PROFESSAM ESTA DOUTRINA PRETENDEM NELA ENCONTRAR A DEMONSTRAÇÃO DE ALGUNS ATRIBUTOS DE DEUS. OS MUNDOS SENDO INFINITOS, DEUS É, POR ISSO MESMO, INFINITO; O VAZIO OU NADA NÃO ESTANDO EM NENHUMA PARTE, DEUS ESTÁ POR TODA PARTE; DEUS ESTANDO POR TODA PARTE, UMA VEZ QUE TUDO É PARTE INTEGRANTE DE DEUS, ELE DÁ A TODOS OS FENÔMENOS DA NATUREZA UMA RAZÃO DE SER INTELIGENTE. QUE SE PODE OPOR A ESSE RACIOCINIO?

- A razão. Refleti maduramente e não vos será difícil reconhecer-lhe o absurdo.

(Esta doutrina faz de DEUS um ser material que, embora dotado de uma inteligência suprema, seria em grande o que somos em pequeno. Ora, a matéria se transformando sem cessar, se o fosse assim , DEUS não teria nenhuma estabilidade, e estaria sujeito a todas as vicissitudes, a todas as necessidades, mesmo da Humanidade; faltar-lhe-ia um dos atributos essenciais da Divindade: a imutabilidade. As propriedades da matéria não podem se aliar à idéia de DEUS sem o rebaixar em nosso pensamento e todas as sutilezas do sofisma não chegaria para resolver o problema de sua natureza íntima. Não sabemos tudo o que ELE é, mas não sabemos o que ELE não pode deixar de ser, e esse sistema está em contradição com as sua propriedades mais essenciais. Ele confunde o criador com a criatura, absolutamente como se quiséssemos que uma máquina engenhosa fosse uma parte integrante do mecânico que a concebeu.

A inteligência de DEUS se revela em suas obras, como a de um pintor em seu quadro; mas as obras de DEUS não são mais o próprio DEUS que o quadro não é o pintor que o concebeu e executou.)

(continua amanhã)

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