AS CAUSAS PRIMEIRAS
CAPÍTULO PRIMEIRO
Terceira Parte
DEUS
ATRIBUTOS DA DIVINDADE
10 – O HOMEM PODE COMPREENDER A NATUREZA ÍNTIMA DE DEUS?
- Não; é um sentido que lhe falta.
11 – UM DIA SERÁ DADO AO HOMEM COMPREENDER O MISTÉRIO DA DIVINDADE?
- Quando seu espírito não estiver mais obscurecido pela matéria e, pela sua perfeição, estiver próximo dele, então, ele o verá e o compreenderá.
(A inferioridade das faculdades do homem não lhe permite compreender a natureza íntima de DEUS. Na infância da Humanidade, o homem o confunde, freqüentemente, com a criatura, da qual lhe atribui as imperfeições. Mas, a medida que o senso moral se desenvolve nele, seu pensamento penetra melhor o fundo das coisas, e dele faz uma idéia mais justa e mais conforme a sã razão, embora sempre incompleta.)
12 – SE NÃO PODEMOS COMPREENDER A NATUREZA ÍNTIMA DE DEUS, PODEMOS TER UMA IDÉIA DE ALGUMAS DE SUAS PERFEIÇÕES?
- Sim, de algumas. O homem as compreende melhor à medida que se eleva acima da matéria; ele as entrevê pelo pensamento.
13 – QUANDO DIZEMOS QUE DEUS É ETERNO, INFINITO, IMUTÁVEL, IMATWERIAL, ÚNICO, TODO PODEROSO, SOBERAMENTE JUSTO E BOM, NÃO TEMOS UMA IDÉIA COMPLETA DOS SEUS ATRIBUTOS?
- Do vosso ponto de vista, sim, porque credes tudo abraçar. Mas sabei bem que há coisas acima da inteligência do homem mais inteligente, e para as quais vossa linguagem limitada às vossas idéias e às vossas sensações, não tem expressão adequada. A razão vos diz, com efeito, que DEUS deve ter essas perfeições no supremo grau, porque se o tivesse uma só de menos ou não fosse de um grau infinito, ele não seria superior a tudo, e por conseqüente não seria DEUS. Por estar acima de todas as coisas, DEUS não deve suportar nenhuma vicissitude e não ter nenhuma das imperfeições que a imaginação pode conceber.
(DEUS é terno; se ele tivesse tido um começo, teria saído do nada, ou teria sido criado, ele mesmo, por um ser anterior. É assim que, de degrau em degrau, remontamos ao infinito e à eternidade.
É IMUTÁVEL; se estivesse sujeito às mudanças, às leis que regem o Universo não teriam nenhuma estabilidade.
È IMATERIAL; quer dizer, sua natureza difere de tudo o que chamamos matéria, de outro modo ELE não seria imutável, porque estaria sujeito às transformações da matéria.
È ÚNICO; se houvesse vários deuses, não haveria unidade de vistas, nem unidade de poder no ordenamento do Universo.
É TODO PODEROSO; porque é único. Se não tivesse o soberano poder, haveria alguma coisa mais poderosa ou tão poderosa quanto ELE; não teria feito todas as coisas, e as que não tivesse feito seriam obras de um outro Deus.
É SOBERAMENTE JUSTO E BOM. A sabedoria providencial das leis divinas se revela nas menores coisas, como nas maiores, e essa sabedoria não permite duvidar da sua justiça, nem de sua bondade.)
É IMUTÁVEL; se estivesse sujeito às mudanças, às leis que regem o Universo não teriam nenhuma estabilidade.
È IMATERIAL; quer dizer, sua natureza difere de tudo o que chamamos matéria, de outro modo ELE não seria imutável, porque estaria sujeito às transformações da matéria.
È ÚNICO; se houvesse vários deuses, não haveria unidade de vistas, nem unidade de poder no ordenamento do Universo.
É TODO PODEROSO; porque é único. Se não tivesse o soberano poder, haveria alguma coisa mais poderosa ou tão poderosa quanto ELE; não teria feito todas as coisas, e as que não tivesse feito seriam obras de um outro Deus.
É SOBERAMENTE JUSTO E BOM. A sabedoria providencial das leis divinas se revela nas menores coisas, como nas maiores, e essa sabedoria não permite duvidar da sua justiça, nem de sua bondade.)
(continua amanhã)
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