quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO PRIMEIRO

AS CAUSAS PRIMEIRAS

CAPÍTULO PRIMEIRO


Segunda Parte

DEUS

7 – PODER-SE-IA ENCONTRAR A CAUSA PRIMEIRA DA FORMAÇÃO DAS COISAS NAS PROPRIEDADES ÍNTIMAS DA MATÉRIA?

- Mas então qual seria a causa dessas propriedades? É preciso sempre uma causa primeira.

(Atribuir a formação primeira das coisas às propriedades íntimas da matéria seria tomar o efeito pela causa, porque essas propriedades são elas mesmas um efeito que deve ter uma causa.

8 – QUE PENSAR DA OPINIÃO QUE ATRIBUI A FORMAÇÃO PRIMEIRA A UMA COMBINAÇÃO FORTUITA, ISTO É, AO ACASO?

- Outro absurdo! Que homem de bom senso pode olhar o acaso como um ser inteligente? Aliás, que é o acaso? Nada.

(A harmonia que regula as atividades do Universo revela combinações e fins determinados e, por isso mesmo, revela a força inteligente. Atribuir a formação primeira ao acaso seria um contra senso, porque o acaso é cego e não pode produzir os efeitos da inteligência. Um acaso inteligente não seria mais o acaso.)

9 – ONDE SE VÊ, NA CAUSA PRIMEIRA, UMA INTELIGÊNCIA SUPREMA E SUPERIOR A TODAS AS INTELIGÊNCIAS?

- Tendes um provérbio que diz isto: pela obra se reconhece o artífice. Pois bem! Olhai a obra e procurai o artífice. É o orgulho engendra a incredulidade. O homem orgulhoso não vê nada acima dele e é por isso que ele se chama de Espírito forte. Pobre ser, que um sopro de DEUS pode abater!

(Julga-se o poder de uma inteligência pelas suas obras; nenhum ser humano não podendo criar o que produz a Natureza, a causa primeira, pois, é uma inteligência superior à Humanidade.

Quaisquer que sejam os prodígios realizados pela inteligência humana, essa inteligência tem, ela mesma, uma causa, e quanto mais o que ela realiza é grande, mais a causa primeira deve ser grande. Esta inteligência é a causa primeira de todas as coisas, qualquer que seja o nome sob o qual o homem a designe.)

(continua amanha)

Nenhum comentário: