quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA DOUTRINA ESPÍRITA

Primeira Parte

Para as coisas novas necessitam-se de palavras novas, assim o quer a clareza da linguagem para evitara confusão inseparável do sentido múltiplo dos mesmos vocábulos. As palavras espiritual, espiritualista, espiritualismo têm uma acepção bem definida: dar-lhes uma nova para as aplicar à Doutrina dos Espíritos seria multiplicar as causas já numerosas de anfibologia. Com efeito, o Espiritualismo é o oposto do materialismo; quem crê haver em si outra coisa que a matéria, é espiritualista. Mas não se segue daí que crê na existência dos Espíritos ou em suas comunicações com o mundo visível. Em lugar das palavras espiritual e espiritualismo, empregamos para designar esta última crença as de espírita e de espiritismo, das quais a forma lembra a origem e o sentido radical, e que, por isso têm a vantagem de ser perfeitamente inteligíveis, reservando à palavra espiritualismo a sua acepção própria. Diremos, pois, que a Doutrina Espírita ou o Espiritismo tem por princípios as relações do mundo material com os Espíritos ou seres do mundo invisível. Os adeptos do Espiritismo serão os Espíritas ou, se quiserem, os Espiritistas.

Como especialidade, ‘“O LIVRO DOS ESPÍRITOS” contém a Doutrina Espírita; como generalidade, ele se prende à Doutrina Espiritualista da qual apresenta uma das fases. Tai a razão porque traz no seu cabeçalho as palavras: Filosofia Espiritualista.

A investigação rigorosamente racional e cientifica de fatos que revelavam a comunicação dos homens com os Espíritos, realizada por Allan Kardec, resultou na estruturação da Doutrina Espírita, sistematizada sob os aspectos científico, filosófico e religioso.

“A partir de 1854 até seu falecimento em 1869, seu trabalho foi constituído de cinco obras básicas: “O LIVRO DOS ESPÍRITOS” (1857), “O LIVRO DOS MÉDIUNS” (1861), “O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO” (1864), “ O CÉU E O INFERNO” (1865), “A GÊNESE” (1868), além da obra “O QUE É O ESPIRITISMO” (1859), de uma série de Opúsculos de 136 da “REVISTA ESPÍRITA” (de janeiro de 1858 a abril de 1869). Após a sua morte foi editado o livro “OBRAS PÓSTUMAS” (1890).”

O estudo meticuloso e isento dessas obras permite-nos extrair conclusões básicas:

a) Todos os seres humanos são Espíritos imortais criados por DEUS em igualdade de condições, sujeitos às mesmas leis naturais de progresso que levam todos, gradativamente, à perfeição.

b) O progresso ocorre através de sucessivas experiências, em inúmeras reencarnações, vivenciando necessariamente todos os segmentos sociais, única forma de o Espírito acumular o aprendizado necessário ao se desenvolvimento.

c) No período entre as reencarnações o Espírito permanece no Mundo Espiritual podendo comunicar-se com os homens.

d) O progresso obedece às leis morais ensinadas e vivenciadas por JESUS, nosso guia e modelo, referência para todos os homens que desejam desenvolver-se deforma consciente e voluntária.

continua amanhã)

Nenhum comentário: