segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

ENXERGANDO ALÉM

Por José Antonio Ferreira

Primeira Parte


Muitas vezes somos tomados de assalto por acontecimentos que se apresentam de maneira fatal, irrevogável e funesta. São acidentes, desastres, tragédias, aos quais de forma alguma escaparíamos, pois eles acontecem de tal jeito inevitável que acreditamos ser vitimas do destino. Esses acontecimentos levam-nos a supor que exista algumas formas de determinismo ou fatalidade a preestabelecer tudo que nos acontece, independente de nós mesmos. Os acontecimentos de nossas vidas são, então, predeterminados? Existe destino? Temos livre arbítrio em nossas ações?

Nos dicionários, fatalidade é definida como “o fatal, o determinado, o marcado, o inevitável”. Comenta Allan Kardec em O LIVRO DOS ESPÍRITOS: “A fatalidade, como vulgarmente é entendida, supõe a decisão prévia e irrevogável de todos os acontecimentos da vida, qualquer que seja a sua importância. Se assim fosse, o homem seria uma máquina destituída de vontade”.

Somos construtores de nossos destinos, nada acontece por acaso, somos nós com nossas atitudes que delineamos as alegrias que vamos ter ou as tristezas que vamos enfrentar, pois temos o livre arbítrio na escolha de nossas atitudes e nos tornamos automaticamente responsáveis pelas conseqüências delas.

O QUE DAMOS, RECEBEMOS


Não há, portanto, acaso ou determinismo nos acontecimentos, mas sim conseqüências de nossas atitudes mentais e comportamentais,nesta ou noutras vidas, e também escolhas que fizemos antes de reencarnarmos. “A fatalidade não é, entretanto, uma palavra vã; ela existe no tocante à posição do homem na Terra e às funções que nela desempenha, como conseqüência do gênero de existência que seu Espírito escolheu, COMO PROVA, EXPIAÇÃO OU MISSÃO. Sofre ele, de maneira fatal, todas as vicissitudes dessa existência e todas as tendências boas ou más que lhe são inerentes. Mas a isso se reduz a fatalidade, porque depende de sua vontade ceder ou não a essas tendências”, continua Kardec no mesmo livro.

(continua amanhã)

Nenhum comentário: