sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

OLHOS FECHADOS - CORAÇÃO ABERTO

SEM A PERSPECTIVA DA SOBREVIVÊNCIA DO ESPÍRITO, PESSOAS E INSTITUIÇÕES SE VÊM DESPREPARADAS PARA LIDAR COM A MORTE COMO FATO NATURAL.
FICÇÃO E UM RELATO VERÍDICO APRESENTAM A CONDIÇÃO DO PACIENTE TERMINAL E SEUS INSTRUMENTOS PARA ENFRENTAR O ANÚNCIO DE UMA PARTIDA ENTES DO ESPERADO.

Por Rita Foelker

Quarta Parte


APRENDER E ENSINAR

Assim, chegamos ao livro. Trata-se de “A LIÇÃO FINAL”, de Randy Pausch. Na palestra que se tornou “Best-seller”, ele mostra seu jeito de cativar os alunos, de viver e se divertir, ainda que passasse por uma situação tão adversa, após saber que tinha uma doença fatal. “Eu não sei como não me divertir. Eu vou morrer se não me divertir. E vou me divertir todos os dias que me restarem”. – Disse ele. A perspectiva de morte próxima transformou-o num amante da vida e de tudo o que ela tem de melhor: “Seria cômodo ficar me lamentando, mas isso não faria bem nem a eles nem a mim”, afirmou, referindo-se á esposa e aos filhos.

Para a ciência materialista e a filosofia ocidental, a morte tem sido encarada como um fato fisiológico e uma incógnita. Isso se reflete no grande despreparo e frieza das pessoas e das próprias instituições hospitalares para lidar com os eventos relacionados ao fim de uma existência material. O livro, bem como o filme, apresentam formas alternativas encontradas pelos próprios pacientes, um na vida real e, outro, na ficção, que se voltam para dentro de si mesmos e decidem de que modo querem viver aquele momento.

Sem a perspectiva de uma continuidade, sem a esperança de manutenção dos laços afetivos, admitir-se a idéia de uma separação definitiva e irremediável pode se tornar um sério desafio. Mas uma psicologia baseada na filosofia Espírita poderia cumprir o papel de oferecer apoio e esclarecimento para pacientes e familiares que se vêem pressionados a lidar com assuntos tão novos e que, freqüentemente, não possuem uma perspectiva que ofereça conforto e aceitação às suas almas.

(continua amanhã)

Nenhum comentário: