terça-feira, 19 de janeiro de 2010

FILOSOFIA ESPÍRITA PARA CRIANÇAS

DEUS, UM TEMA E SEU DESAFIO

Uma prática efetivamente educacional requer do educador constante reestudo e reflexão sobre os temas de que se trata.

Por:- Rita Foelker

Segunda Parte

Numa época de conhecimentos bastante limitados, noções fantasiosas adquiriram importância, como se fossem verdades, e a partir daí, desenvolveu-se um tipo de relacionamento com DEUS baseado no meio, nas trocas de favores, na intermediação por sacerdotes e na realização de rituais.

Uma diferença fundamental do conceito espírita de DEUS é que, mesmo limitado pela nossa linguagem e possibilidade de compreensão, ele transmite uma visão totalmente inovadora. Vejamos:

Para o Espiritismo, DEUS não é pessoa ou espírito, como nós; não tem forma nem sentimentos humanos. Os Espíritos Superiores da Codificação definiram DEUS como inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas.

A certeza da existência de DEUS não ocorre pela fé cega, mas pela análise, observação e constatação do funcionamento harmonioso da Natureza.

Seus atributos nos permitem ter uma idéia mais ou menos exata de como atua no Universo.

DEUS não precisa ser temido, nem existe para nos julgar, nem se entristece com nosso comportamento. Por ser superiormente sábio e conhecer profundamente o ser humano, não haveria sentido em nos julgar, ou entristecer-se por fazer coisas próprias de nosso estágio evolutivo. Por ser imutável não muda sua forma de agir, não nos oferece perigo, por isso não há motivo para se ter medo.

DEUS não intervém diretamente nos acontecimentos, mas age através das leis sábias que regem o Universo.

A relação do ser humano com DEUS é feita sem intermediários, através da prece (pensamentos e sentimentos). Cada criatura, em qualquer hora ou local em que se encontre, pode ligar-se a ELE, pois a principal qualidade da prece corresponde ao sentimento que transmite, sem necessidade de objetos ou palavras especiais.

Não é vergonha, e é até desejável, que se busque aprender para, só então, ensinar.
RITA FOELKER é co-fundadora do grupo e projeto FILOSOFIA ESPÍRITA PARA CRIANÇAS. É escritora com mais de 40 livros publicados, entre infantis e adultos, mediúnicos e próprios. Seu mais recente lançamento é “Lembranças de outra Vida”

(continua amanha)

Nenhum comentário: