quarta-feira, 9 de setembro de 2009

O QUE É O ESPIRITISMO

CAPÍTULO SEGUNDO

NOÇÕES ELEMENTARES DO ESPIRITISMO

COMUNICAÇÕES COM O MUNDO INVISÍVEL

FIM PROVIDENCIAL DAS MANIFESTAÇÕES ESPÍRITAS

ESCOLHOS DOS MÉDIUNS

CHARLATANISMO

Nona Parte

91 – Aqueles que não conhecem o Espiritismo são levados a suspeitarem da boa-fé dos médiuns; o estudo e a experiência lhes dão os meios de se assegurarem da realidade dos fatos. Fora disso, a melhor garantia que podem encontrar está no desinteresse absoluto e honorabilidade do médium; há pessoas que, pela sua posição e caráter, escampam a toda suspeição. Se a atração do ganho pode excitar a fraude, o bom senso diz que, onde não há nada a ganhar, o charlatanismo nada tem a fazer. (O Livro dos Médiuns, ap. XXIII. Charlatanismo e malabarismo, médiuns interesseiros, fraudes espíritas, nº 300. Revista Espírita, 1862, pág. 52).

92 – Entre os adeptos do Espiritismo, encontram-se os entusiastas e os exaltados, como em todas as coisas; esses são, em geral, os piores propagadores, porque se duvida da sua facilidade em tudo aceitar sem um exame aprofundado. O espírita esclarecido se defende do entusiasmo que cega, observando a tudo friamente e com calma; é o meio de não ser vítima nem ilusões, nem de mistificadores. A parte toda questão de boa-fé, o observador novato deve, antes de tudo, inteirar-se da gravidade do caráter daqueles a quem se dirige.

IDENTIDADE DOS ESPÍRITOS

93 – Uma vez que se encontram entre os Espíritos todos os defeitos da Humanidade, ai se encontram também a astúcia e a mentira; há os que não têm nenhum escrúpulo em se ornamentarem com nomes os mais respeitáveis para inspirarem mais confiança. É preciso, pois, abster-se de crer, de uma maneira absoluta, na autenticidade de todas as assinaturas.

(continua amanhã)

Nenhum comentário: