sábado, 26 de setembro de 2009

O QUE É O ESPIRITISMO

CAPÍTULO TERCEIRO

SOLUÇÃO DE ALGUNS PROBLEMAS

PELA DOUTRINA ESPÍRITA

PLURALIDADE DOS MUNDOS

O HOMEM DURANTE A VIDA TERRESTRE


Sétima Parte

122 – Se as almas são independentes umas das outras, de onde procede o amor dos pais pelos seus filhos e reciprocamente?

Os Espíritos se unem pela simpatia e o nascimento em tal ou tal família não decorre do acaso, mas depende, o mais freqüentemente, da escolha do Espírito que se reúne àqueles que amou no mundo dos Espíritos ou em existências anteriores. Por outro lado, os pais têm por missão ajudar o progresso dos Espíritos que encarnaram em seus filhos; e para estimulá-los, DEUS lhes inspira uma afeição mútua, mas muitos falham em sua missão e, por isso, são punidos. ( O Livros dos Espíritos, nº 379, da Infância).

123 – Por que há maus pais e maus filhos?

São Espíritos que não estão unidos a uma família por simpatia, mas paras se provarem mutuamente e, freqüentemente, por punição do que foram em uma existência precedente; a um é dado um mau filho porque ele mesmo, talvez foi um mau filho; a outro, um mau pai, porque terá sido mau pai, a fim de que suportem a pena de talião. (Revista Espírita, 1861, pág. 270: a pena de talião).

124 – Por que se encontra em certas pessoas, nascidas em uma condição servil, instintos de dignidade e de grandeza, enquanto que outras nascidas nas classes superiores têm instintos inferiores?

É uma lembrança intuitiva da posição social que ocuparam e do caráter que tinham na existência precedente.

(continua amanhã)

Nenhum comentário: