CAPÍTULO TERCEIRO
SOLUÇÃO DE ALGUNS PROBLEMAS
PELA DOUTRINA ESPÍRITA
PLURALIDADE DOS MUNDOS
O HOMEM DURANTE A VIDA TERRESTRE
Sexta Parte
119 – Como os gênios se revelam nas classes sociais privadas de toda cultura intelectual?
Esse fato prova que as idéias inatas são independentes do meio em que o homem é educado. O meio e a educação desenvolvem as idéias inatas, mas não as dão. O homem de gênio é encarnado de um Espírito já avançado, e que progrediu muito; por isso, a educação pode dar a instrução que falta, mas não pode dar o gênio quando ele não existe.
120 – Por que há crianças instintivamente boas em um meio perverso, e malgrado os maus exemplos, enquanto que outras são instintivamente viciosas em um meio bom, e malgrado os bons conselhos?
É o resultado do progresso moral realizado, como as idéias inatas são o resultado do progresso intelectual.
121 – Por que de duas crianças do mesmo pai, educadas nas mesmas condições, uma é inteligente e a outra estúpida, uma boa e a outra má? Por que o filho de um homem de gênio é, algumas vezes, um tolo, e o de um tolo, um homem de gênio?
Esse fato vem em apoio da origem das idéias inatas; ele prova, por outro lado, que a alma da criança não procede, de nenhum modo, da dos pais; de outra forma, em virtude do axioma de que a parte é da mesma natureza do todo, os pais transmitiram aos seus filhos suas qualidades e seus defeitos, como lhes transmitem o principio das qualidades corporais. Na geração só o corpo procede do corpo, mas as almas são independentes umas das outras.
(continua amanhã)
Nenhum comentário:
Postar um comentário