quinta-feira, 24 de setembro de 2009

O QUE É O ESPIRITISMO

CAPÍTULO TERCEIRO

SOLUÇÃO DE ALGUNS PROBLEMAS
PELA DOUTRINA ESPÍRITA

PLURALIDADE DOS MUNDOS

O HOMEM DURANTE A VIDA TERRESTRE

Quinta Parte

116 – Como e em que momento se opera a união da alma e do corpo?

Desde a concepção, o Espírito, ainda que errante, liga-se por um laço fluídico ao corpo que dever se unir. Esse laço se estrita cada vez mais, à medida que o corpo de desenvolve. Desde esse momento, O Espírito é tomado de uma perturbação que vai crescendo sem cessar; na proximidade do nascimento a perturbação é completa, o Espírito perde a consciência de si mesmo e não recobra suas idéias senão gradualmente, a partir do momento em que a criança respira; é então que a união está completa e definitiva.

117 – Qual é o estado intelectual da alma da criança no momento do seu nascimento?

Seu estado intelectual e moral é o que tinha antes da sua união com o corpo, quer dizer, a alma possui todas as idéias adquiridas anteriormente, mas em razão da perturbação que acompanha a sua mudança, suas idéias estão momentaneamente em estado latente. Elas se aclaram pouco a pouco, mas não podem se manifestar senão proporcionalmente ao desenvolvimento dos órgãos.

118 – Qual é a origem das idéias inatas, das disposições precoces, das aptidões instintivas para uma arte ou uma ciência, abstração feita de toda instrução?

As idéias inatas não podem ter senão duas fontes: a criação das almas umas mais perfeitas que as outras, no caso em que elas seriam criadas ao mesmo tempo em que o corpo, ou o progresso anterior realizado antes da união da alma e do corpo. A primeira hipótese, sendo incompatível com a justiça de DEUS, não resta senão a segunda. As idéias inatas são o resultado dos conhecimentos adquiridos nas existências anteriores e que permaneceram em estado de intuição, para servirem de base à aquisição de novas idéias.

(continua amanhã)

Nenhum comentário: