NOÇÕES ELEMENTARES DO ESPIRITISMO
COMUNICAÇÕES COM O MUNDO INVISÍVEL
FIM PROVIDENCIAL DAS MANIFESTAÇÕES ESPÍRITAS
ESCOLHOS DOS MÉDIUNS
Terceira Parte
75 – A subjugação obsessiva, o mais ordinariamente, é individual; mas quando uma falange de Espíritos maus se abate sobre uma população, ela pode ter um caráter epidêmico. Foi um fenômeno desse gênero que ocorreu ao tempo do CRISTO; só uma poderosa superioridade moral podia domar esses seres malfazejos. Designados então sob o nome de demônios, e devolver a calma às suas vitimas. (Uma epidemia semelhante castigou por vários anos uma aldeia da Haute-Savoie (Ver Revista Espírita, abril e dezembro de1862; janeiro, fevereiro, abril e maio de 1863; os possessos de Morzines).
76 – Um fato importante a considerar é que a obsessão, qualquer que seja sua natureza, é independente da mediunidade, e é encontrada em todos os graus, principalmente a última, em uma multidão de indivíduos que jamais ouviram falar de Espiritismo. Com efeito, os Espíritos tendo existido de todos os tempos, deveram, de todos os tempos, exercer a mesma influência; a mediunidade não é uma causa, mas apenas um modo de manifestação dessa influência; de onde se pode dizer, com certeza, que todo médium obsedado deve suportar de uma maneira qualquer, e, freqüentemente, nos mais vulgares atos da vida, os efeitos dessa influência; que sem a mediunidade ela se traduziria por outros efeitos, atribuídos muitas vezes a essas modéstias misteriosas que escapam a todas as investigações da medicina. Pela mediunidade, o ser malfazejo traiu sua presença; sem a mediunidade era um inimigo oculto do qual não se desconfiava.
(continua amanhã)
75 – A subjugação obsessiva, o mais ordinariamente, é individual; mas quando uma falange de Espíritos maus se abate sobre uma população, ela pode ter um caráter epidêmico. Foi um fenômeno desse gênero que ocorreu ao tempo do CRISTO; só uma poderosa superioridade moral podia domar esses seres malfazejos. Designados então sob o nome de demônios, e devolver a calma às suas vitimas. (Uma epidemia semelhante castigou por vários anos uma aldeia da Haute-Savoie (Ver Revista Espírita, abril e dezembro de1862; janeiro, fevereiro, abril e maio de 1863; os possessos de Morzines).
76 – Um fato importante a considerar é que a obsessão, qualquer que seja sua natureza, é independente da mediunidade, e é encontrada em todos os graus, principalmente a última, em uma multidão de indivíduos que jamais ouviram falar de Espiritismo. Com efeito, os Espíritos tendo existido de todos os tempos, deveram, de todos os tempos, exercer a mesma influência; a mediunidade não é uma causa, mas apenas um modo de manifestação dessa influência; de onde se pode dizer, com certeza, que todo médium obsedado deve suportar de uma maneira qualquer, e, freqüentemente, nos mais vulgares atos da vida, os efeitos dessa influência; que sem a mediunidade ela se traduziria por outros efeitos, atribuídos muitas vezes a essas modéstias misteriosas que escapam a todas as investigações da medicina. Pela mediunidade, o ser malfazejo traiu sua presença; sem a mediunidade era um inimigo oculto do qual não se desconfiava.
(continua amanhã)
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