domingo, 9 de agosto de 2009

O QUE É O ESPIRITISMO

CAPÍTULO PRIMEIRO

PEQUENA CONFERÊNCIA ESPÍRITA

TERCEIRO DIÁLOGO – O PADRE


Vigésima Quinta Parte

Nós dissemos que o melhor meio de se esclarecer sobre o Espiritismo é estudando previamente a sua teoria; os fatos virão naturalmente em seguida; e serão compreendidos, qualquer que seja a ordem na qual os conduzam as circunstâncias. Nossas publicações são feitas com o objetivo de favorecer esse estudo; eis, a esse

A primeira leitura a fazer-se é a deste resumo que apresenta o conjunto dos pontos mais destacados da ciência; com isso, já se pode fazer dela uma idéia e se convencer de que, no fundo, há alguma coisa séria. Nesta rápida exposição fomos levados a indicar os pontos que devem, particularmente, fixar a atenção do observador. A ignorância dos princípios fundamentais é a causa das falsas apreciações da maioria daqueles que julgam o que não compreendem ou segundo suas idéias preconcebidas.

Se esse primeiro contato dá o desejo de sobre ele se saber mais, ler-se-á O LIVRO DOS ESPÍRITOS, onde os princípios da doutrina estão completamente desenvolvidos; depois, O LIVRO DOS MÉDIUNS para a parte experimental, destinado a servir de guia para aqueles que querem operar por si mesmos, como para aqueles que querem se inteirar dos fenômenos. Vêm, em seguida, as diversas obras onde estão desenvolvidas as aplicações e as conseqüências da doutrina, tais como: A MORAL DO EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO, O CÉU E O INFERNO SEGUNDO O ESPIRITISMO, etc.

A REVISTA ESPÍRITA é, de alguma sorte, um curso de aplicação, pelos numerosos exemplos e os desenvolvimentos que ela encerra, sobre a parte teórica e sobre a parte experimental.

Às pessoas sérias, que tenham feito um estudo prévio, teremos prazer em dar, as explicações necessárias sobre os pontos que não tenham compreendido inteiramente.

(texto extraído do livro “O QUE É O ESPIRITISMO’ de Allan Kardec).

Nenhum comentário: