segunda-feira, 3 de agosto de 2009

O QUE É O ESPIRITISMO

CAPÍTULO PRIMEIRO

PEQUENA CONFERÊNCIA ESPÍRITA

TERCEIRO DIÁLOGO – O PADRE

Décima Nona Parte

A.K. – Este não é o momento de discutir uma questão que exigiria um longo desenvolvimento; encontrá-la-eis tratada em “O Livro dos Espíritos” e em “A Moral do Evangelho Segundo o Espiritismo”. Eu não direi sobre isso, pois, senão duas palavras.
A metempsicose dos antigos consistia na transmigração da alma do homem nos animais, o que implicava uma degradação. De resto, essa doutrina não era o que se acreditava vulgarmente. A transmigração nos animais não era considerada como uma condição inerente à natureza da alma humana, mas como um castigo temporário; é assim que as almas dos assassinos passariam no corpo de animais ferozes para ai receberem sua punição; a dos impudicos nos porcos e javalis; as dos inconstantes e dos avoados, nos pássaros; as dos preguiçosos e dos ignorantes nos animais aquáticos. Depois de alguns milhares de anos, mais ou menos segundo a culpabilidade dessa espécie de prisão, a alma reentraria na Humanidade. A encarnação animal não era, pois, uma condição absoluta, e ela se aliava, como se vê, à reencarnação humana, e a prova disso é que a punição dos homens tímidos consistia em passar no corpo de mulheres expostas ao desprezo e as injúrias. Era uma espécie de espantalho para os simples, bem mais que um artigo de fé entre os filósofos. Da mas ma forma que se diz às crianças: “se sois maus o lobo vós comerá”; os artigos diziam aos criminosos: “tornar-vos-eis lobos”. Hoje se lhes diz: “o diabo vos tomará e vos carregará para o inferno”.

A pluralidade das existências, segundo o Espiritismo, difere essencialmente da metempsicose, no sentido de que não admite a encarnação das almas nos animais, mesmo como punição. Os Espíritos ensinam que a alma não retrograda, mas que progride sem cessar. Suas diferentes existências corporais se realizam na humanidade; cada existência é para ela um passo adiante na senda do progresso intelectual e moral, o que é bem diferente. Não podendo adquirir um desenvolvimento completa em uma única existência, freqüentemente abreviada por causas acidentais, DEUS lhe permite continuar em uma nova encarnação a tarefa que ela não pôde acabar, ou de recomeçar a que fez mal. A expiação na vida corporal consiste nas tribulações que ai se suporta.

(continua amanhã)

Nenhum comentário: