quinta-feira, 30 de julho de 2009

O QUE É O ESPIRITISMO

CAPÍTULO PRIMEIRO

PEQUENA CONFERÊNCIA ESPÍRITA

TERCEIRO DIÁLOGO – O PADRE

Décima Quinta Parte

O PADRE – O Evangelho nos ensina que o anjo das trevas, ou Satã, se transforma em anjo de luz para seduzir os homens.

A.K. – Satã, segundo o Espiritismo e a opinião de muitos filósofos cristãos, não é um ser real; é a personificação do mal, como outrora Saturno era a personificação do tempo. A Igreja prende à letra essa figura alegórica; é um negócio de opinião que eu não discutirei. Admitamos, por um instante, que Satã seja um ser real; a Igreja, à força de exagerar seu poder para amedrontar, chega a um resultado todo contrário, quer dizer, à destruição, não só de todo medo, mas também de toda crença em sua pessoa, segundo o provérbio: “quem quer muito provar, não prova nada”. Ela o representa como eminentemente fino, sagaz e astuto, e na questão do Espiritismo o faz representar o papel de um tolo e de um inábil.

Uma vez que objetivo de Satã é alimentar o inferno com suas vitimas e arrebatar almas de DEUS, compreende-se que ele se dirija àqueles que estão no caminho do bem para induzi-los ao mal, e que por isso ele se transforme, segundo uma muito bela alegoria, em anjo de luz, simule hipocritamente a virtude; mas que ele deixe escapar aqueles que já tem em suas garras é o que não se compreende. Aqueles que não crêem em DEUS, nem em sua alma, que desprezaram a prece e estão mergulhados no vicio, estão para ele tanto quanto é possível estar; nada mais há a fazer para afundá-los mais na lama; ao, incitá-los a retornar a DEUS, a lhe pedir, a submeter-se à sua vontade, encorajá-los a renunciar ao mal lhe mostrando a felicidade dos eleitos, e a triste sorte que espera os maus, seria to de um tolo, mais estúpido que se desse a liberdade a pássaros engaiolados com o pensamento de recuperá-los em seguida.
Há, pois, na doutrina da comunicação exclusiva dos demônios uma contradição que fere o homem sensato; por isso não se persuadirá jamais que os Espíritos que reconduzem a DEUS aqueles que o negavam, ao bem, aqueles que faziam o mal, que consolam os aflitos, dão força e coragem aos fracos; que, pela sublimidade dos seus ensinamentos elevam a alma acima da vida material, sejam os subordinados de Satã, e que, por esse motivo, deve-se interditar toda relação com o mundo invisível.

(continua amanhã)

Nenhum comentário: