sábado, 21 de fevereiro de 2009

RESUMO DA DOUTRINA ESPIRITA

RESUMO DA
DOUTRINA ESPIRITA
2ª Parte.

Os Espíritos não pertencem perpetuamente à mesma ordem. Todos progridem, passando por diferentes graus da hierarquia espírita.

Esse progresso ocorre pela encarnação, que é imposta a uns como expiação e a outros como missão. A vida material é uma prova que devem suportar por várias vezes, até que hajam alcançado a perfeição absoluta. É uma espécie de exame severo ou depurador, de onde eles saem mais ou menos purificados.

Deixando o corpo físico, a alma reentra no Mundo dos Espíritos, de onde havia saído, para retornar uma nova existência material, depois de um lapso de tempo mais ou menos longo, durante o qual permanece no estado de Espírito errante.

O Espírito, devendo passar por várias encarnações, disso resulta que todos tivemos várias existências e que teremos ainda outras, mais ou menos aperfeiçoadas, seja sobre a Terra, seja em outros mundos.

A encarnação dos Espíritos ocorre sempre na espécie humana: seria um erro acreditar que a alma ou Espírito pode se encarnar no corpo de um animal.

As diferentes existências corporais do Espírito são sempre progressivas e jamais retrógradas; mas a rapidez do progresso depende dos esforços que nós fazemos para atingir a perfeição.

As qualidades da alma são as do Espírito que está encarnado em nós; assim o homem de bem é a encarnação do bom Espírito e o homem perverso a de um Espírito impuro.

A alma tinha sua individualidade antes de sua encarnação e a conserva depois da sua separação do corpo físico.

Na sua reentrada no Mundo dos Espíritos, a alma aí reencontra todos aqueles que conheceu sobre a Terra, e todas as suas existências anteriores se retratam em sua memória com a lembrança de todo o bem e de todo o mal que fez.

O Espírito encarnado está sob a influência da matéria; o homem que supera essa influência pela elevação e depuração de sua alma, se aproxima dos bons Espíritos com os quais estará um dia. Aquele que se deixa dominar pelas más paixões e coloca toda a sua alegria na satisfação dos apetites grosseiros, se aproxima dos Espíritos impuros dando preponderância à natureza animal.

(Continua amanhã)

Nenhum comentário: