sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

RESUMO DA DOUTRINA ESPIRITA - 1ª Parte

RESUMO DA
DOUTRINA ESPIRITA
1ª Parte

DEUS é eterno, imutável, imaterial, único, todo-poderoso, soberanamente, justo e bom.

Criou o Universo que compreende todos os seres animados e inanimados, materiais e imateriais.

Os seres materiais constituem o mundo visível ou corporal e os seres imateriais o mundo invisível ou espírita, quer dizer, dos Espíritos.

O Mundo Espírita é o mundo normal, primitivo, eterno, preexistente e sobrevivente a tudo.

O Mundo Corporal não é senão secundário; poderia cessar de existir, ou não ter jamais existido, sem alterar a essência do Mundo Espírita.

Os espíritos revestem, temporariamente, um envoltório material perecível, cuja destruição, pela morte, os torna livres.

Entre as diferentes espécies de seres corpóreos, DEUS escolheu a espécie humana para encarnação dos Espíritos que atingiram um certo grau de desenvolvimento, o que lhe dá a superioridade moral e intelectual sobre os outros.

A alma é um Espírito encarnado do qual o corpo físico não senão um envoltório.

Há no homem três coisas:
1. – O corpo ou ser material análogo ao dos animais e animado pelo mesmo principio vital.
2. – A alma ou ser imaterial, Espírito encarnado no corpo.
3. - O laço que une a alma ao corpo físico, principio intermediário entre a matéria e o Espírito.
O homem tem assim duas naturezas: pelo corpo físico, participa da natureza dos animais, dos quais tem o instinto; pela alma, participa da natureza dos Espíritos.
O laço ou perispirito que une o corpo físico e o Espírito é uma espécie de envoltório mais grosseiro, o Espírito conserva o segundo, que constitui para ele um corpo etéreo, invisível para nós no estado normal, mas que pode, acidentalmente, tornar-se visível e mesmo tangível, como ocorre no fenômeno das aparições.

O Espírito não é assim um ser abstrato, indefinido, que só o pensamento pode conceber; é um ser real, circunscrito, que em certos casos, é apreciado pelos sentidos de visão, audição e tato.

Os Espíritos pertencem a diferentes classes e não são iguais nem em força, nem em inteligência, nem em saber, nem em moralidade.

Os da primeira ordem são os Espíritos Superiores, que se distinguem dos outros por sua perfeição, seus conhecimentos, sua aproximação com DEUS, a pureza de seus sentimentos e seu amor ao bem; são os anjos ou Espíritos puros. As outras classes se distanciam cada vez mais dessa perfeição; os das classes inferiores são inclinados à maioria das nossas paixões: o ódio, a inveja, o ciúme, o orgulhos, etc.: eles se comprazem no mal. Entre eles há os que são nem muito bons nem muito maus, mais trapalhões e importunos que maus, a malícia e as inconseqüências perecem ser sua diversão; são os Espíritos estouvados ou levianos.

(continua amanhã)

Nenhum comentário: