domingo, 15 de fevereiro de 2009

O DOM SUPREMO

O DOM SUPREMO
14ª Parte

Dê a cada coisa apenas o seu devido valor.
Permitam pelo menos que o grande objetivo de suas vidas seja o de conseguir forças suficientes para defender esta idéia, e construir uma existência usando o Amor como principal referência. Como fez CRISTO, que construiu toda a sua obra em cima do Amor.
Eu comentava que o Amor é eterno. Já reparam como João o associa, várias vezes, à Vida Eterna? Quando eu era criança, me diziam que “DEUS amou o mundo de tal maneira que deu seu filho Unigênito para que tudo que| Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
Os mais velhos diziam então – lembro-me bem – que DEUS amou tanto o mundo que, se confiássemos Nele, teríamos paz, descanso, alegria ou segurança. Eu tive que descobrir por mim mesmo que não era bem assim. Que, na verdade, todos aqueles que confiassem Nele – isto é, que O amassem, pois a confiança é uma avenida pela qual o Amor caminha – teriam, isto sim, a Vida Eterna.
Os textos sagrados nos falam de uma nova vida. Não ofereça oo próximo apenas a paz, ou o descaso, ou a segurança. Em vez disso, conte como CRISTO veio ao mundo para dar ao homem uma vida mais cheia de Amor – e, por isso mesmo, abundante de salvação, longa o suficiente para que possamos nos dedicar ao aprendizado do Amor.
Só assim as palavras do Evangelho fazem sentido, e podem tocar o corpo, a alma e o espírito, dando a cada uma destas partes uma orientação e uma finalidade.
Muitos dos textos espirituais que vemos hoje são dirigidos apenas a uma parte do homem.
Oferecem Paz, mas não falam em vida.
Discutem a Fé, e esquecem o Amor.
Contam sobre a Justiça, e não tocam na Revelação.
E o homem termina se afastando da Busca Espiritual, porque esta foi incapaz de mantê-lo em sua trilha.
Não comentamos estes erros. Que fique sempre claro para nós que só o Amor Total pode competir com o amor deste mundo.
Amar abundantemente é viver abundantemente.
Amar para sempre é viver para sempre. A Vida Eterna está completamente acorrentada ao amor.
Por que queremos viver para sempre? Porque desejamos que o dia de amanhã nos traga alguém que amamos. Porque queremos conviver mais um dia com a pessoa que está ao nosso lado. Porque queremos encontrar alguém que mereça nosso amor, e que saiba, por sua vez, nos amar como achamos que merecemos.
Por isso, quando um homem não tem ninguém que o ame, sente uma profunda vontade de morrer. Enquanto ele tiver amigos, gente que ele ama e que o ama, ele viverá.
Porque viver é amar.
Até mesmo o amor por um animal de estimação – um cachorro, por exemplo – pode justificar a vida de um ser humano. Mas se ele não tiver mais este laço de amor com a vida, desaparece também qualquer razão para continuar vivendo.
A “a energia da vida” falhou.
Participar da Vida Eterna significa conhecer o Amor. DEUS é Amor. João diz:”Estamos no verdadeiro, em seu Filho. Este é o verdadeiro DEUS e a Vida Eterna”
Seja qual for a sua crença, ou sua Fé, busque primeiro o Amor. E o resto lhes será acrescentado.
Pois o Amor precisa ser eterno. Porque DEUS o é.

(continua amanhã)

Nenhum comentário: