quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

O DOM SUPREMO

O DOM SUPREMO
11ª Parte

“o amor não se alegra com a injustiça. Mas regozija-se com a verdade.” Chamei este ingrediente de SINCERIDADE.
Aquele que sabe amar, ama a Verdade tanto quanto o seu próximo. Alegra-se com a Verdade – mas não com a verdade que lhe foi ensinada.
Não com a verdade das doutrinas.
Nem com a verdade das Igrejas.
Nem com este ou aquele “ísmo”.
Ele se alegra na Verdade. Busca a Verdade com uma mente limpa, humilde, e sem preconceitos ou intolerância – e fica satisfeito com o que encontra.
Talvez a palavra SINCERIDADE não seja a melhor para explicar esta qualidade do Amor, mas não consigo encontrar nenhuma outra.
Não estou falando da sinceridade que humilha o próximo. Aquela que usa o erro dos outros para mostrar o quanto somos bons. O verdadeiro Amor não consiste em expor aos outros a sua fraqueza, mas aceitar tudo, alegrar-se ao ver que as coisas são melhores do que os outros disseram.

Chega de analisar o Amor. Agora temos que nos esforçar para que todos estes ingredientes passem a fazer parte de nós mesmos.
Este deve ser nosso objetivo no mundo aprender a amar.
A vida nos oferece milhares de oportunidades para aprender a amar. Todo homem e toda mulher, em todos os dias de suas vidas, têm sempre uma boa oportunidade de entregar-se ao Amor. A vida na é um longo feriado, mas um constante aprendizado.
E a mais importante lição que temos é: APRENDER A AMAR.
Amar cada vez melhor.

O que faz do homem um grande artista, um grande escritor, um grande músico?
Prática.
O que faz do homem um grande homem?
Prática. Nada mais.
O crescimento espiritual aplica as mesmas leis usadas pelo corpo e pela alma. Se um homem não exercita seu braço, jamais terá músculos. Se não exercita sua alma, jamais terá fortaleza de caráter, nem ideais, nem a beleza do crescimento espiritual.
O Amor não é um momento de entusiasmo.
O Amor é uma rica, forte e generosa expressão de nossas vidas – a personalidade do homem em seu mais completo desenvolvimento.
E, para construir isto, precisamos de uma prática constante.

O que fazia CRISTO na carpintaria?
Praticava.
Embora perfeito, aprendia – todos nós já lemos sobre isto. E assim ele crescia em sabedoria, para DEUS e para os homens.
Procure ver o mundo como um grande aprendizado de Amor, e não fique lutando contra aquilo que acontece em sua vida. Não reclame por precisar estar sempre atento, ser obrigado a viver em ambientes mesquinhos, cruzando com almas pouco desenvolvidas.
Esta foi a maneira que DEUS encontrou para você praticar.
E não se assuste com as tentações. Não se surpreenda com o fato de elas estarem sempre à sua volta, e não se afastarem – apesar de tanto esforço e tanta prece. É desta maneira que DEUS trabalha sua alma.
Tudo isto o está ensinando a ser paciente, humilde, generoso, entregue, delicado, tolerante. Não afaste a Mão que esculpi sua imagem, porque esta Mão também mostra o seu caminho.
Esteja certo de que você está ficando mais belo a cada minuto que passa – e, embora não perceba, dificuldades e tentações são as ferramentas utilizadas por DEUS.
Lembre-se das palavras de Goethe: “O talento se desenvolve na solidão; o caráter no rio da vida.”
O talento se desenvolve na solidão; a prece, a Fé, a meditação, a visão clara da vida.
Mas o caráter só pode crescer se fizermos parte do mundo.
Porque é no mundo que aprendemos a Amar.

(continua amanhã)

Nenhum comentário: