domingo, 8 de fevereiro de 2009

O DOM SUPREMO

O DOM SUPREMO
7ª Parte

ENTREGA. O Amor não procura seus interesses, não busca a si mesmo.
O Amor não busca sequer aquilo que é seu.
Na Inglaterra, como em muitos outros países, os homens procuram lutar – e com toda razão – pelos seus direitos. Mas há momentos – momentos muito especiais – em que podemos inclusive abrir mão destes direitos.
Paulo, porém, não nos exige isto. Porque ele sabe que o Amor é algo tão profundo que quem ama ignora qualquer recompensa.
Ama-se porque o Amor é o Dom Supremo, e não porque ele nos dá algo em troca.
Não é difícil abrir mão de nossos direitos – afinal de contas, eles são coisas fora de nós, ligadas à nossa relação com a sociedade. O que é abrir mão de nós mesmos.
Mais difícil é não procurar alguma recompensa para nós mesmos quando amamos.
Geralmente procuramos, compramos, conquistamos, merecemos, atingimos o melhor – e podemos, num gesto nobre, abrir mão da recompensa. Mas eu falo de não buscar.
Id opus est. Esta é a obra. O Amor basta a si mesmo.
“Você procura grandes coisas na sua vida?”, pergunta o profeta. “Não as procure.” Por que? Porque não existe grandeza nas coisas. As coisas não podem ser maiores do que elas mesmas. A única grandeza que existe é na entrega proporcionada pelo Amor.
Sei que é muito difícil abrir mão de uma recompensa.
Mas é muito mais difícil não buscar uma recompensa naquilo que fazemos.
Não, não devo falar desta maneira. Na verdade, nada é difícil para o Amor. Acredito realmente que o fardo do amor seja suave. O “fardo” é apenas Sua maneira de viver a vida. E, tenho certeza, é também a maneira mais fácil de viver, porque o Amor que não busca recompensa é capaz de preencher cada minuto da existência com sua luz.
A lição mais presente em todos os ensinamentos espirituais nos diz: não existe felicidade em ter e receber; apenas em dar.
Repito: não existe felicidade em ter e receber. Apenas em dar.
Quase todo mundo, neste momento, está seguindo uma pista falsa para chegar até a casa da Felicidade. Pensa-se muito em ter e receber, em existir, em conquistar, em ser servido um dia pelos outros. Isto é o que a maior parte das pessoas chama realização.
Realização, entretanto, é dar e servir. O que quiser ser maior entre todos vocês, disse CRISTO, que sirva a seu próximo. Quem quiser ser feliz deve colocar no Amor o seu encontro com a vida. O resto não tem importância.

(continua amanhã)

Nenhum comentário: