quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

A LEI DE AMOR - Parte III - Final

Meus queridos condiscípulos, os Espíritos aqui presentes lhes dizem , por minha voz: Amem bastante, a fim de serem amados. Este pensamento é tão justo que nele encontrarão tudo o que consola e acalma as penas de cada dia; ou antes, praticando esta sábia máxima, se elevarão de tal modo acima da matéria, que lhes espiritualizarei antes de seu decesso terrestre. Os estudos espíritas, tendo desenvolvido em vocês a compreensão do futuro, tenham uma certeza: a ascensão até DEUS, com todas as promessas que respondem às aspirações da vossa alma; também devem elevar-se bastante alto para julgar sem as estreitezas da matéria, e não condenar seu próximo, antes de terem dirigido seus pensamento até DEUS.

Amar, no sentido profundo da palavra, é ser leal, probo, consciencioso, para fazer aos outros o que se quereria para si mesmo; é procurar ao redor de si o sentido íntimo de todas as dores que oprimem seus irmãos, para abrandá-las; é encarar a grande família humana como a sua, porque essa família, vocês a encontrarão, em um certo período, em mundos mais avançados, e os Espíritos que a compõem são, como vocês, filhos de DEUS, destinados a se elevarem ao infinito. É por isso que não podem recusar os seus irmãos o que DEUS lhes deu livremente, visto que, a seu turno, estarão bem contentes se seus irmãos lhes dessem do que tivesses necessidade. A todos os sofrimentos, daí, pois, uma palavra de esperança e de apoio, a fim de que sejas todo amor, todo justiça.
Creiam que estas sábias palavras: “Amai bastante para serem amados”, caminharão. Elas são revolucionárias e seguem um caminho fixo, invariável. Mas já tens ganhado vocês que me escutam; são infinitamente melhores do que há cem anos; mudaram de tal modo, em seu proveito, que aceitam, sem contestar, uma multidão de idéias novas sobre a liberdade e a fraternidade, que outrora rejeitaram; ora, daqui a cem anos, aceitarão, com a mesma facilidade, aquelas que não puderam ainda entrar em seus cérebros.

Hoje que o movimento espírita deu um grande passo, vês com que rapidez as idéias de justiça e de renovação, contidas nos ditados dos Espíritos, são aceitas pela parte mediana do mundo inteligente; é porque essas idéias respondem a tudo o que há de divino em vocês; é que estão preparados para uma sementeira fecunda; a do último século, que implantou na sociedade as grandes idéias de progresso; e como tudo se encadeia sob o dedo do Altíssimo, todas as lições recebidas e aceitas estarão contidas nessa permuta universal de amor ao próximo; por ele, os Espíritos encarnados, julgando e sentindo melhor, se estenderão as mãos desde os confins de seu planeta; reunir-se-ão para se entenderem e se amarem, para destruírem todas as injustiças, todas as causas de desinteligência entre os povos.

Grande pensamento de renovação pelo Espiritismo, tão bem descrito em O LIVRO DOS ESPIRITOS, vocês produzirão o grande milagre do século futuro, o da reunião de todos os interesses materiais e espirituais dos homens, pela aplicação desta máxima, bem compreendida: “AMAI BASTANTE, A FIM DE SEREM AMADOS’. (Sansão, membro da Sociedade Espírita de Paris – 1863)”.

(Trecho extraído do Evangelho Segundo o Espiritismo)

Nenhum comentário: