O EVANGELHO
SEGUNDO O ESPIRITISMO
CAPÍTULO 28
COLETÂNEA
DE PRECES ESPÍRITAS
Introdução
1 - Preces em geral;
2 - Preces para si mesmo;
3 - Preces pelos encarnados;
4 - Preces pelos desencarnados;
5 - Preces pelos doentes e os obsedados.
1 PRECES EM
GERAL
Nas aflições da vida
26 Instrução Preliminar
Podemos pedir a Deus benefícios materiais, e Ele pode nos
atender, quando tenham um objetivo útil e sério. Mas, como julgamos a utilidade
das coisas do nosso ponto de vista, e sendo a nossa visão limitada ao presente,
nem sempre vemos o lado mau do que desejamos.
Deus, que vê melhor do que nós e apenas quer o nosso bem, pode
nos recusar o que pedimos, como um pai recusa ao filho o que poderia
prejudicá-lo. Se o que pedimos não nos é concedido, não devemos desanimar por
isso; é preciso pensar, ao contrário, que a privação do que desejamos nos é
imposta como prova ou como expiação, e que a nossa recompensa será proporcional
à resignação com que a tivermos suportado. (Veja
nesta obra Caps. 27:6; e 2:5 a 7.)
27. Prece
Deus Todo-Poderoso, que vedes nossas misérias, dignai-vos
escutar, favoravelmente, a súplica que vos dirijo neste momento. Se meu pedido for
inconveniente, perdoai-me; se for útil e justo a vossos olhos, que os bons
Espíritos, que executam vossa vontade, venham em minha ajuda para sua
realização.
Como quer que seja meu Deus, que vossa vontade seja feita.
Se meus desejos não forem atendidos, é que é da vossa vontade provar-me, e eu
me submeto sem queixas. Fazei com que eu não desanime nem desencoraje sua
bondade e de sua proteção que, espontaneamente, devemos testemunhar-Lhe nossa
gratidão. Basta para isto um pensamento que agradeça o benefício, sem que haja
necessidade de interromper o trabalho que estejamos fazendo.
Os benefícios de Deus não consistem somente em coisas materiais.
É preciso igualmente agradecer as boas ideias, as inspirações felizes que nos
são sugeridas. Enquanto os orgulhosos acham nelas um mérito próprio e o
incrédulo as atribui ao acaso, aquele que tem fé rende graças a Deus e aos bons
Espíritos. São desnecessárias, para isso, longas frases: “Obrigado, meu Deus, pelo bom pensamento que me inspiraste”, diz
mais do que muitas palavras.
O impulso espontâneo que nos faz atribuir a Deus o que nos
acontece de bom testemunha um hábito de agradecimento e de humildade que nos
sintoniza com a simpatia dos bons Espíritos. (Veja nesta obra Cap. 27:7 e 8.)
Ação de graças por um favor obtido
28 Instrução Preliminar
Não devemos considerar como acontecimentos felizes apenas as
coisas de grande importância. As menores na aparência são, muitas vezes, as que
mais influem sobre nosso destino. O homem esquece facilmente o bem e lembra
mais daquilo que o aflige. Se registrássemos, dia a dia, os benefícios que
recebemos sem tê-los pedido, ficaríamos espantados de ter recebido tanto e em
tanta quantidade que até os esquecemos, e nos sentiríamos envergonhados com a
nossa ingratidão.
A cada noite, ao elevar nossa alma a Deus, devemos nos lembrar
dos favores que Ele nos concedeu durante o dia e agradecer-Lhe por eles. É,
sobretudo, no próprio momento em que provamos o efeito de sua bondade e de sua
proteção que, espontaneamente, devemos testemunhar- Lhe nossa gratidão. Basta
para isto um pensamento que agradeça o benefício, sem que haja necessidade de
interromper o trabalho que estejamos fazendo.
Os benefícios de Deus não consistem somente em coisas materiais.
É preciso igualmente agradecer as boas ideias, as inspirações felizes que nos
são sugeridas. Enquanto os orgulhosos acham nelas um mérito próprio e o
incrédulo as atribui ao acaso, aquele que tem fé rende graças a Deus e aos bons
Espíritos. São desnecessárias, para isso, longas frases: “Obrigado, meu Deus, pelo bom pensamento que me inspiraste”, diz
mais do que muitas palavras.
O impulso espontâneo que nos faz atribuir a Deus o que nos
acontece de bom testemunha um hábito de agradecimento e de humildade que nos
sintoniza com a simpatia dos bons Espíritos. (Veja nesta obra Cap. 27:7 e 8.)
29. Prece
Deus, infinitamente bom, que vosso nome seja abençoado
pelos benefícios que me concedestes. Eu seria indigno se os atribuísse ao acaso
dos acontecimentos ou ao meu próprio mérito.
Bons Espíritos, que fostes os executores da vontade de
Deus, e, sobretudo a vós, meu anjo guardião, eu vos agradeço. Desviai de mim a ideia
de orgulhar-me pelo que recebi e de não aproveitar os benefícios recebidos
somente para o bem.
Eu vos agradeço especialmente por... (Citar o favor recebido.)
CONTINUA
AMANHA
Nenhum comentário:
Postar um comentário